segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Líquido e Certo



O mito da "Estupidamente Gelada"

Por Rodrigo Ferraz *


Apreciar uma cerveja, independentemente do tipo, envolve muito mais do que apenas bebê-la. Sentir o aroma, observar a cor e perceber as distinções de sabores são algumas das ações que fazem a degustação uma ocaisão especial - lembrando ainda que uma boa companhia faz toda a diferença nesse momento.


O clima ameno do inverno é proprício para apreciarmos uma cerveja um pouco menos gelada. Além disso, a estação nos permite a experimentar outros sabores e estilos da bebida, que são mais consumidos nesta época.


Peço licença para fazer o leitor uma pergunta: você consegue beber café quase fervendo? Certamente, existem pessoas que preferem tomá-lo logo depois de ser preparado, mas é impossível saboreá-lo se ainda está muito quente. O mesmo ocorre com a cerveja muito gelada.


Se queremos apenas beber a cerveja, sem saboreá-la, ou se a bebidas pe de qualidade ruim, as temperaturas muito baixas (entre zero e 4 graus) atendem esse propósito. Isso porque o frio excessivo altera o funcionamento das papilas gustativas da língua, impedindo que o sabor dos alimentos e bebidas seja percebido de maneira clara. Além disso, nessas temperaturas os gases responsáveis pelo aroma da bebida não são liberados.


É possível apontar alguns motivos que ajudam a manter o mito de que "a cerveja boa é a cerveja gelada". As propagandas das grandes marcas, que aproveitam o clima quente do país, contribuem para isso. A cultura brasileira e o desconhecimento cervejeiro também ajudam, já que sempre fomos acostumados a beber cerveja extremamente fria e, na maioria das vezes, do tipo pilsen. No entanto, temos bons exemplos, como no caso dos vinhos, em que já há mudanças no comportamento dos apreciadores. Atualmente, com o trabalho dos sommeliers, as pessoas já estão mais esclarecidas quanto ao modo mais adequado de se tomar a bebida.


Assim como nos casos dos vinhos, não existe uma temperatura única para todos os estilos de cerveja. Pode-se dizer, porém, que a maioria deve se apreciada entre 5 e 12 graus. Também existem variações indicadas para consumo acima dessa temperatura, como Strong Ale, Imperial Stout, India Pale Ale e Doppelbock, entre outras.


Para finalizar, vale a pena ressaltar que a cerveja também não deve ser tomada morna. Aliás tudo que é morno nem sempre é apreciado: sexo morno, amor morno, viagem morna. Portanto, deixe a "loira estupidamente gelada" um pouco de lado e conheça melhor os sabores e prazeres que a degustação de outros tipos de cerveja podem nos proporcionar.



*Rodrigo Ferraz é apreciador de cervejas e proprietário do Haus Muchen.

Fonte: Jornal Estado de Minas, 24.7.11, Caderno Degusta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Web Analytics