sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Kud Bier e a Gastronomia

Criatividade com muita referência
Especialistas contam como manifestações artísticas inspiram a criação de receitas diversas: de sobremesas a pratos principais, passando por cervejas.
Por Aline Gonçalves
O mundo das artes está repleto de obras resultantes de mútuas influências, de interferências, de consonâncias. Uma música dá origem a um espetáculo de teatro. Um livro vira filme, que por sua vez se transforma em inspiração para um pintor. Na gastronomia, uma arte em consolidação, isso também vem se tornando prática constante.
Uma canção, por exemplo, serve de base para a fabricação de uma nova bebida. Difícil de imaginar? Mas é o que acontece na artesanal cervejaria Küd Bier, no bairro Jardim Canadá, em Nova Lima. Lá, todas as cervejas são batizadas com nomes de músicas do rock. "Os cinco sócios são fãs desse estilo. Então, quando a gente resolveu iniciar a produção, quisemos linkar as duas coisas", conta o mestre-cervejeiro Alencar Barbosa.

Na fábrica, a escolha pelos nomes, portanto, nunca é aleatória: tem a ver com a história do estilo da cerveja e influencia toda a receita e o processo de produção. "O estilo Índia Pale Ale, por exemplo, surgiu na Inglaterra a partir do estilo Pale Ale, que era famoso, mas não tinha durabilidade suficiente para chegar, de navio, até os soldados que guerreavam na Índia. Então, eles criaram esse estilo novo (o Índia Pale Ale) com bastante lúpulo, o que conserva a cerveja por mais tempo. Quando decidimos produzir nossa primeira linha, pegamos essa história e escolhemos uma música do Led Zeppelin para batiza-la: daí veio o nome Kashmir, que está relacionado, ainda, ao fato da Cashimira ser uma região indiana que vive em guerra", explica Alencar.

A mais recente receita produzida pela Kud Bier, a Black Bird (cerveja do estilo Black Ale - escura), tem uma história ainda mais minuciosa com as referências artísticas. "O Black Ale é um estilo clássico inglês que foi readaptado nos Estados Unidos. Então, nós pensamos logo nos Beatles, que são ingleses, mas tem uma relação com a América - tanto que dois morreram em solo norte-americano. Além disso, nós criamos essa receita com quatro tipos de malte e quatro tipos de lúpulo, sempre fazendo referência ao fato do grupo musical ser um quarteto. A cerveja tem teor alcoólico de 7,5% e grau de amargor de 75. Por que a insistência com esse número? Porque foi em 1975 que os Beatles se separaram", diz o mestre-cervejeiro. (...)

Mais informações e fonte: http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdNoticia=185628,OTE&IdCanal=4

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Web Analytics