domingo, 30 de outubro de 2011

Microcervejarias

Micros cervejarias querem entrar no SuperSimples
  Na noite desta terça-feira (25), durante jantar na residência oficial da presidência da Câmara, Marco Maia recebeu representantes do setor da cervejaria. Na pauta, a busca da inclusão do ramo no Simples Nacional


 
Foi criado com o objetivo de unificar a arrecadação dos tributos e contribuições devidos pelas micro e pequenas empresas brasileiras, nos âmbitos dos governos federal, estaduais e municipais. O regime especial de arrecadação não é um tributo ou um sistema tributário, mas uma forma de arrecadação unificada de tributos e contribuições.

Representantes do setor da cervejaria de todo o Brasil participaram de jantar na noite de hoje (25), na residência oficial da Câmara. Recebidos pelo presidente Marco Maia (PT/RS) os empresários buscam o apoio para a inclusão do setor no Simples Nacional.

Cerca de 150 micros cervejarias estão espalhadas pelo país, todas pequenas empresas, em sua maioria familiares. "Precisamos de maior atenção ao nosso setor. Temos uma das mais altas cargas tributárias de nosso país, atingindo cerca de 60% do valor de nosso produto, o que inviabiliza o desenvolvimento da atividade", disse o representante da Associação Gaúcha de micro cervejaria (AGM), Jorge Gitzler.

Um dos organizadores da reunião, o deputado Jerônimo Goergen, explica que o intuito é apresentar Emenda Legislativa propondo a inclusão das micros cervejarias no Simples Nacional, ao PL 467/2008, que busca acrescentar outras atividades de prestação de serviços às já passíveis de opção pelo Simples Nacional. "Queremos agradecer o apoio de Marco Maia e a inclusão do setor da cervejaria no Simples Nacional significa um grande avanço ao setor. Estaremos diminuindo a alta carga tributária sobre as micros cervejarias, facilitando também o processo de pagamento de imposto", disse o deputado Goergen.

O empresário Marco Falcone, de Minas Gerais complementou, "inexiste no sistema tributário um tratamento equilibrado para as pequenas cervejarias, em razão do mercado ser composto por grandes empresas e multinacionais. As nossas cervejarias se caracterizam por produzir cervejas regionais, em pequenos volumes, explorando sabores e estilos que não são produzidos pelas grandes indústrias cervejeiras", afirma Falcone.

O Presidente da Câmara, Marco Maia, ressalta que o ramo está em desenvolvimento e é preciso valorizar o trabalho da classe. "No Brasil as micro cervejarias crescem anualmente e sabemos que enfrentam ainda grandes dificuldades fiscais. Os preços acabam chegando de forma elevada ao consumidor final, estamos expressando nosso apoio ao ramo", frisou Marco Maia.

O empresário do município de Feliz (RS), João Fernando Müller, também veio apoiar a proposta da redução tributária e explicou o funcionamento da produção de cerveja. "Vendemos nosso produto em um raio de 80Km. Completamente artesanal, a nossa cerveja tem um prazo de validade de 20 dias, pois não usamos conservantes, adjuntos ou até mesmo os mantenedores de espuma. Para uma cerveja ficar pronta leva cerca de um mês. Nossa equipe é reduzida e estamos lá, em Feliz, lutando para que este ramo se mantenha de pé e possamos mostrar, ainda mais, que é possível beber moderadamente e com qualidade", concluiu Müller.

No evento estiveram deputados federais e estaduais de vários estados do país.
 
O SIMPLES NACIONAL

Fonte:
Assessoria de Comunicação
MARCO MAIA - PT/RS Presidente da Câmara dos Deputados
Telefone: (51) 3428 5314 fax: 3468 7006
www.marcomaia.com.br
www.blogdomarcomaia.com.br
Fonte: JBatista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Web Analytics