quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Oktoberfest Minas II

Nova Lima será o palco da primeira festa mineira voltada para incentivar a cultura da cerveja artesanal em Minas, a Uaiktoberfest, que será realizada de 7 a 9 de outubro, na Praça Bernardino de Lima. Além de ser uma cidade privilegiada pela diversidade cultural, por sua qualidade de vida e pela exuberância de suas riquezas naturais, Nova Lima possui 14 produtores da bebida e 25 mestres cervejeiros.

A Uaiktoberfest, promovida pelo Departamento Municipal de Turismo em parceria com a cervejaria Frei Tuck Slow Beer, é o primeiro passo para que a cidade se transforme na capital brasileira da cerveja artesanal. Para fomentar ainda mais o potencial turístico da região, o órgão da prefeitura também está criando o Circuito de Cervejarias Artesanais de Nova Lima.

A festa mineira terá os mesmos moldes da Oktoberfest, com música e trajes típicos alemães, além de iguarias da culinária germânica. Os visitantes também poderão degustar o melhor da gastronomia de Minas, conhecer mais sobre a cultura cervejeira por meio de palestras, cursos e bate-papos informais com os próprios produtores.

A expectativa é que 20 mil pessoas passem pelo local durante os três dias. Um dos objetivos é atrair o consumidor da cerveja artesanal – amantes da gastronomia, que apreciam bebidas de qualidade que podem ser harmonizadas com várias iguarias da culinária.

Receitas originais
A bebida fabricada nas microcervejarias de Nova Lima é produzida de forma moderna e, ao mesmo tempo, caseira, utilizando métodos e receitas originais. Algumas são inspiradas em cervejas produzidas na Alemanha, Inglaterra, Irlanda e Bélgica. O grande diferencial, porém, são as fórmulas que utilizam ingredientes típicos da região, com o objetivo de criar aromas e sabores únicos.

Como são feitas em casa, com a utilização de equipamentos pequenos que cabem em qualquer cozinha, as cervejas artesanais produzidas em Nova Lima levam elementos surpreendentes como cravo, casca de laranja, mandioca, rapadura, anis e até mesmo boldo, para combater a ressaca. “Testamos vários ingredientes e privilegiamos aqueles que são característicos da região, a fim de valorizar nossa cultura”, afirma o mestre cervejeiro e um dos idealizadores da Uaiktoberfest e do circuito, Alfredo Lúcio de Luna Figueiredo, criador da VMBeer. “O objetivo não é consumir a cerveja artesanal em grandes volumes, mas degustá-la, da mesma forma que acontece com vinho”, diz.

A fim de estimular a nova potencialidade turística da cidade, a prefeitura encaminhou à Câmara de Vereadores um projeto de lei para a criação do Programa Municipal de Desenvolvimento da Produção Artesanal e Orgânica Associada ao Turismo – PRO-ARTESÃO.

A intenção é que a produção artesanal e orgânica de cerveja em áreas urbanas do município, desde que certificada, não sofra restrições quanto ao local de fabricação, liberando a comercialização da bebida. Hoje, esses cervejeiros não podem vender seus produtos, uma vez que a fabricação é feita fora das áreas industriais.

Cervejas artesanais produzidas em Nova Lima
MG-30, VMBeer; Pfeiffer Bräu, Cervezehn, Jambreiro, A Nossa Cervejaria, Essebier, Taberna do Vale, Cerveja da Vila, Roter Bogen, Gambier, Küd Bier, Macacos, Old Rock Beer.

Serviço
Dias: 7, 8 e 9 de outubro
Local: Praça Bernardino de Lima – Centro, Nova Lima (MG)


Fonte:  por Jornal Local set 23rd, 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Web Analytics