sábado, 12 de novembro de 2011

Junior Cigano

Um Pretoriano em combate

De Romanos nós somos fã. E de Pretorianos nós entendemos. A Guarda Pretoriana foi criada por Otaviano, após a conquista do Egito e seu retorno a Roma, onde recebeu do senado o título de princeps, ficando seu governo conhecido como principado (30 a.C.- 14 d.C.). Como princeps, isto é, o primeiro cidadão da república e líder do senado; como imperador assumiu o comando supremo do exército e criou a guarda pretoriana, encarregada de sua proteção pessoal; como tribuno da plebe possuía o poder de veto sobre decisões do senado; como pontifex maximus, controlava a religião romana.

A partir de Augusto (o imperador que está em nossa logo), todos os imperadores tiveram uma guarda pretoriana, de tamanho variável. Tibério foi o construtor de uma fortificação que serviu de base para a guarda pretoriana e, por isso, foi adotado o escorpião (signo zodiacal de Tibério) como símbolo da guarda.
 
O brasileiro Júnior "Cigano" dos Santos conquistou o cinturão dos pesos-pesados do UFC neste sábado, ao derrotar o mexicano-americano Cain Velásquez por nocaute, em apenas 1m04s de luta, em Anaheim, EUA. Ele se tornou o primeiro representante do país a deter o título absoluto da categoria - seu "padrinho", Rodrigo Minotauro, foi campeão interino dos pesados.
Damos parabéns a equipe que treinou o nosso campeão UFC! Ave Pretorian! Ave César! Ave Junius Ciganus!

Foto e fonte: Globo.com/Getty Images.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Web Analytics