quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Cerveja Artesanal

Curitiba se destaca como polo produtor de cerveja
por Eduardo Santana
Curitiba hoje pode ser considerada uma cidade referência quando o assunto é cerveja artesanal. Com mais de 20 rótulos, a capital paranaense se tornou uma das maiores produtoras do segmento e entusiastas da cultura da cerveja. A coisa ficou tão séria, que em dezembro de 2011 foi criada a Associação dos Cervejeiros Artesanais do Paraná (Acerva-PR), que conta já conta com mais de 100 integrantes. Além disso, a cidade e Região Metropolitana já têm sete microcervejarias: Asgard, Bier Hoff, Bodebrown, Gauden Bier, Klein Bier, Way Beer e Wesnky Beer.A tendência vai na contramão das grandes cervejarias. De acordo com Suellen Presser, da Klein Bier, de Campo Largo, enquanto as marcas industriais cresceram em média 5% ao ano, os rótulos de microcervejarias avançam 30%. “As pessoas querem novas opções, experimentar outros tipos e sabores de cervejas. Por isso essas marcas menores têm conquistado espaço no mercado”, afirma Suellen.

A Klein Bier está funcionando há apenas dois anos e meio e já tem um lugar de destaque entre as cervejarias de Curitiba e Região Metropolitana. Suellen e o marido, Henrique Presser, começaram a produzir cerveja em casa para servir para os amigos mais próximos. Em 2009, a brincadeira virou coisa séria e hoje a Klein Bier fabrica 50 mil litros mensais. Desde julho, a marca aposta nas cervejas especiais. Ao todo são cinco tipos: Pilsen, Tchec, Webiss, Brown Ale e Stout. “Hoje, 30% da nossa produção é de cervejas e o resto de chopp”, revela.
Apreciação

Para os que acham que cervejas especiais são feitas para beber em grande quantidade está redondamente enganado. Esse tipo de bebida tem graduação alcoólica alta e justamente por isso são fabricadas para apreciação. “São cervejas para acompanhar com um refeição ou apreciar seu sabor em menores quantidades, já que têm de 4% a 6% de alcool. Então é para degustar, tentar descobrir novos sabores. Nada de entornar”, ressalta.

foto: Capa Viver Bem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Web Analytics