quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Beer Cards Brasil


Saiu os cartões de cervejas artesanais e especiais - Série Brasil - do Beer Cards!

Em Minas Gerais fomos prestigiados pelas cervejarias Backer (trigo e medieval), Wals (quadrupel com carta termo-sensível), Falke Bier com a Monastérium (carta especial) e Falke Estrada Real, Krug Bier com a  cerveja Áustria Weiss, Kraemerfass Dunkel - a campeã do concurso de cervejas da Revista Maxim. Essas cervejas mereceram destaque graças ao incansável trabalho de seus proprietários e mestres cervejeiros.

Aqui reune nomes que merecem o devido respeito: Ana Paula Lebbos, Marco Falcone, Herwig Gangl, Newton Litwinski, José Felipe Pedras, Evandro Zanini e Ronildo.

Mais informações em http://www.beercards.com.br/

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Kaiser

A cervejaria Heineken relança Kaiser com ênfase na tradição cervejeira europeia e com nova identidade visual

Após um ano de pesquisas, a empresa apresenta Kaiser ao mercado com o novo conceito de “cerveja bem cervejada”
A Kaiser caminha para seus 30 anos de existência, e agora passa a ser produzida com a experiência de 145 anos da Cervejaria HEINEKEN. Para marcar esse momento, o relançamento traz uma nova identidade visual e uma campanha que a apresenta como a “cerveja bem cervejada”, disposta a agradar o paladar de milhões de consumidores exigentes, oferecendo aos brasileiros um produto cuidadosamente elaborado. 



Para atingir a receita, que atende aos padrões da tradição cervejeira europeia, com seu amargor com personalidade, aroma pronunciado e espuma cremosa, é necessário um cuidado minucioso que começa com a  seleção criteriosa dos ingredientes. A Kaiser é assim, produzida com lúpulo aromático, água cervejeira cristalina, maltes selecionados e uma exclusiva levedura, desenvolvida especialmente para a Cervejaria HEINEKEN pelo renomado Instituto Doemans, da Alemanha. O processo de produção é rigoroso, com uma fermentação sem pressa e armazenagem extrafria, acompanhado criteriosamente por mestres cervejeiros renomados em todas as etapas.  Além disso, o controle de qualidade é realizado também pela HEINEKEN na Holanda, que recebe mensalmente amostras para análise - o mesmo cuidado que a cervejaria tem com suas principais marcas ao redor do mundo. Um aval forte, poderoso e único que só a Kaiser tem.

“Tudo nesta vida pode ser bem cervejado! Com esta expressão nos referimos a coisas bem feitas, bem elaboradas, momentos bem vividos. É o caso do futebol bem futebolzado, de um abraço bem abraçado ou mesmo de uma explicação bem explicada.” comenta Mariana Stanisci, diretora de Marcas Mainstream da Cervejaria HEINEKEN.

“Da parceria com a Cervejaria HEINEKEN resulta uma cerveja única, que preserva sua essência tradicional e diferenciada, porém agora aprimorada em todos os aspectos” explica Mariana sobre a implicação do novo sobrenome na vida da cerveja Kaiser. “A Kaiser é bem cervejada porque é rica em tudo o que uma cerveja precisa para ter um excelente sabor: ingredientes rigorosamente selecionados, uma fermentação sem pressa e armazenagem extrafria garantem sua espuma cremosa e rica, a refrescância e o prazer de saboreá-la”.
A Cerveja bem Cervejada
O que faz uma cerveja ser bem cervejada é o cuidado com os detalhes para se alcançar a perfeição em cada lata e garrafa de Kaiser. O padrão europeu da Cervejaria HEINEKEN não permite falhas, em qualquer uma das cerca de 850 análises, o produto que não esteja dentro do rigoroso padrão de qualidade é descartado. Além disso, bem cervejada é a cerveja que mantém todas as suas características devido a uma armazenagem extrafria e não tem pressa em sua fermentação, exatamente como a Kaiser, que passa 15 dias em contato com uma levedura importada exclusiva da HEINEKEN. E esse período não é interrompido em nenhuma circunstância.

Fonte e mais informações http://www.agoravale.com.br/agoravale/noticias.asp?id=34290&cod=1

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Taberna do Vale


Festival em Nova Lima promove brinde à cerveja artesanal

O evento reúne, neste sábado (26), 14 cervejarias mineiras e barracas de petiscos para harmonizar com a bebida
Raquel Ramos - Do Hoje em Dia - 25/11/2011 - 09:27


Os amantes da cerveja artesanal têm encontro marcado neste sábado (26) em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Entre 10 e 20 horas, um festival vai reunir 14 cervejarias mineiras na Avenida Canadá, 968, Bairro Jardim Canadá. O proprietário da Taberna do Vale Cervejaria Escola, Felipe Viegas, conta que esta é a terceira edição do evento, que sempre acontece nas semanas que antecedem o Natal. Segundo ele, um dos principais objetivos é disseminar a cultura cervejeira.

“Tentamos aprimorar o lado sensorial da pessoa, fazendo com que ela aprecie melhor a bebida que está tomando. Por meio desse tipo de programação, os visitantes compreendem que a cerveja artesanal apresenta características, como aromas, sabores e cores, que a de massa não tem”, diz Felipe, que também é o organizador do festival.

Baseado no número de visitantes dos anos anteriores, o cervejeiro prevê, nesta edição, a participação de cerca de 2 mil pessoas. “O nosso público é altamente selecionado porque a festa é para aqueles que querem beber com qualidade, e não quantidade”, afirma. Por causa desse perfil diferenciado, Felipe garante que é comum a presença de famílias, inclusive com crianças.
Cerveja artesanal
Além das fabricações da Taberna do Vale Cervejaria Escola, os visitantes também terão a oportunidade de experimentar os chopes da Cervejaria Jambreiro, da VM Beer e da Karpen Bier, entre outras.

Cada copo da bebida custará R$ 5. Outra opção é participar do Circuito de Degustação, por R$ 25. “Pelo circuito, as pessoas terão direito a degustar cinco copos de cerveja. O diferencial é que receberão uma cartela com informações sobre cada tipo de bebida e dicas de como apreciar melhor o sabor”, explica.

No local, também haverá barracas de comida. A ideia é que os participantes possam harmonizar as cervejas preferidas com espetos e petiscos preparados para o evento.

O publicitário Gustavo Sampaio Ceccato, que prestigiou a edição de 2010, diz que teve a chance de conhecer a cerveja mais gostosa que já experimentou. “Achei muito bom e recomendo para todo mundo”, destaca Gustavo. Segundo ele, o fato de a produção ser artesanal dá mais liberdade aos fabricantes de criar receitas novas que agradam todo tipo de paladar. “Provei uma bebida com goiabada, um alimento típico mineiro, como um dos ingredientes. Isso foi novidade para mim. Encontrei cervejas mais doces, outras mais amargas. A variedade é grande”, diz.

Para garantir a segurança dos participantes, a organização do festival vai disponibilizar ônibus com ponto fixo nas proximidades do BH Shopping, que sairá de hora em hora, com o último retorno programado para as 20h30. A entrada no evento será liberada após a entrega de um presente, que será distribuído entre crianças carentes do bairro.

fonte: http://www.hojeemdia.com.br/entretenimento/festival-em-nova-lima-promove-brinde-a-cerveja-artesanal-1.373932

Foto: Carolina Pimenta.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Cervejaria Backer

Making of da Cervejaria Backer por Aocubo Filmes

Neste vídeo a Agência de Publicidade mostra as técnicas de fotografia e imagem para os produtos desta microcervejaria mineira. Vale a pena ver o vídeo!


<iframe width="560" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/InNJgak39Kc" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Para o espectador, assistir um filme publicitário ou um vídeo institucional pode despertar a curiosidade de como foram feitas muitas daquelas cenas. Muitas vezes, vários efeitos são criados na pós produção, mas o prazo sempre é curto. É aí que entra a imaginação e algumas traquitanas, pequenos truques imaginados, pensados e discutidos com a equipe de produção. Eles tem que descobrir soluções para que as cenas sejam gravadas conforme planejadas.

No vídeo que a Aocubo Filmes desenvolveu para a Cervejaria BACKER, um dos elementos mais importantes foram os packshots. O Making of Cervejaria BACKER traz dicas de produção para os interessados na área de produção de vídeos. Quem apresenta o vídeo é a diretora de produção da Aocubo Filmes, Lorena Cabral, que foi a responsável pela equipe de "efeiteiros". Nesse vídeo, você conhecerá alguns truques básicos para a gravação de garrafas, taças e copos.

Ficha Técnica:
Ano de produção: 2010
Direção: Diego Miranda
Cliente: Cervejaria BACKER
Produto: Cervejaria BACKER
Direção de produção: Lorena Cabral
Roteiro: Diego Miranda
Assistentes de produção em estúdio: Flávio Henrique
Direção de fotografia: Diego Miranda e Lorena Cabral
Edição, trilha e finalização: Aocubo Filmes
Veiculação: Internet, eventos e distribuição para clientes e fornecedores

Álbum de fotos Cervejaria BACKER:
picasaweb.google.com.br/​aocubofilmes

Site: aocubofilmes.com.br
Twitter: twitter.com/​aocubofilmes

Casa Fiat de Cultura

Roma - A Vida e os Imperadores

Nossa fonte de inspiração está em Belo Horizonte. Os césares estão reunidos em uma mostra de arte  patrocinado pela Fiat Automóveis na Casa Fiat de Cultura! Saiba um pouco mais: 

A Exposição

A exposição “Roma – A Vida e os Imperadores” abre a programação da Casa Fiat de Cultura no Momento Itália Brasil 2011-2012, ao apresentar a história e vida dos imperadores e do povo de Roma, por meio da arte, da arquitetura triunfal, das cerimônias de poder, da vida cotidiana dos romanos, das célebres conquistas e da opulência do Império. Com curadoria de Guido Clemente, a exposição introduz, de forma inédita na América, fatos e personagens da sociedade romana nos primeiros três séculos do Império, de Júlio César (44 a.C.) e Augustus (falecido em 14 d.C.) até Septímio Severo (193-211) e seu filho Caracala (211 - 218).

A exposição conta com 370 obras originais, entre esculturas, mosaicos, joias, cerâmicas, afrescos, adornos, vestimentas e objetos do dia-a-dia, provenientes de importantes museus da Itália. Roma – A vida e os imperadores está organizada em quatro núcleos: “Entre César e Augusto: o nascimento do Império”; “Nero”; “O apogeu do Império”; e “Um Império multicultural”. Entre os destaques, estão três paredes com afrescos da Vila de Pompéia, as estátuas de Júpiter, de Lívia (esposa de Augusto) e da deusa Isis, a Cabeça Colossal de Júlio César em mármore, máscaras teatrais, escultura de Calígula, Armadura de Gladiador, Desenhos do Coliseu, a Lamparina de Ouro e cerca de 60 joias.

A exposição é simplesmente um expetáculo!
Serviços
Exposição “Roma - A Vida e os imperadores”
Período: 21 de setembro a 18 de dezembro de 2011
Local: Casa Fiat de Cultura – Rua Jornalista Djalma Andrade, 1250 – Nova Lima – MG
Horários: Terças a sextas, de 10h às 21h
Sábados, domingos e feriados, de 14h às 21h
Entrada e transporte gratuitos
Informações: 31 3289-8900 e http://www.casafiatdecultura.com.br/
Visitas orientadas para grupos e escolas: 31 3289-8910 e agendamento@casafiat.com.br

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Aconteceu: FIQ

FIQ - VII Festival Internacional de Quarinhos

Pessoal nos dias 9 a 11 de novembro ocorreu o Sétimo FIQ - Festival Internacional de Quadrinhos na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte.

Pessoalmente conheciamos somente os comentários do público e da mídia local, mas tamanha foi a curiosidade que não poderíamos deixar de conhecer. A entrada foi franca.

Incrivel foi ver um ambiente cercado de crianças e jovens de todas as idades (inclui adultos!) que se amarram no mundo dos quarinhos. Vimos diversos artistas demonstrando a arte de criar uma história em quadrinhos em diversas formas, seja por meio de mídia eletrônica ou por meio de um simples pedaço de papel, lápis, nanquim e muita imaginação.

Foram vários painéis expositores contando a história de artistas consagrados mundialmente destacando o americano Jill Tompson que desenha Hell Boy e o nosso mais famoso brasileiro - Maurício de Souza e a sua Turma da Mônica - com presença pessoal à feira. No evento havia diversos espaços para leitura - (uma multidão de crianças lendo e "comendo os livros"), lojinha para compra de livros, gibis e games, trocas de idéias e seções de autógrafos. Da trupe dos mineiros tivemos o prazer de conhecer os feras da Putz'nGrilla (Venda Nova) e Estúdio Fábrica de Sonhos (Centro BH). De São Paulo conhecemos Mario Cau (Campinas) - desenhando um fã. Haviam ainda cariocas e nordestinos com cordéis pra lá de interessantes.

Infelizmente a Souza Pinto peca em um ponto. O calor é simplesmente insuportável! Não há estrutura de ar condicionado. Mesmo com esse calor, este não desanimou a alegria contagiante dos expositores, artistas e do público, este que foi lá para prestigiar e estar bem perto daqueles que criam personagems bacanas, ricos de enredos e imaginação. O FIQ é um evento que merece ser mais explorado a cada ano! Realmente muito bom e um de grande valia cultural!

Que venha o FIQ 2012!

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Bora tomar uma?

Preparando para o gole

Neste vídeo, o Gordo e o Magro estão se preparando para ir ao Boteco, adaptado à musica do Santana. Um expetáculo de adaptação simples e bem criativa. Show de bola! Assista!


Laurel and Hardy (br: O Gordo e o Magro) foi uma famosa dupla de comediantes e uma das equipes cômicas mais populares do cinema dos Estados Unidos, em atividade desde o cinema mudo até meados da Era de Ouro de Hollywood. Composta por um magro, o inglês Stan Laurel (1890–1965) e um gordo, o americano Oliver Hardy (1892–1957), a dupla tornou-se conhecida durante as décadas de 1920 e 1930 pelo seu trabalho em filmes de comédia e também apareceram em apresentações teatrais na América e na Europa.

Os dois comediantes trabalharam juntos pela primeira vez no filme mudo The Lucky Dog (1921). Após um período aparecendo separadamente em vários curta-metragens no estúdio de Hal Roach durante a década de 1920, eles começaram a atuar juntos em 1926. Laurel e Hardy tornaram-se oficialmente uma dupla no ano seguinte, e logo se tornaram as estrelas mais lucrativas de Hal Roach. Entre seus filmes mais populares e bem sucedidos estão os longa-metragens Filhos do Deserto (1933), Dois Caipiras Ladinos (1937), e A Ceia dos Veteranos (1938) e os curtas Negócio de Arromba (1929), Liberdade e Seus Perigos (1929) e Caixa de Música (1932), este último vencedor do Oscar de Melhor Curta-Metragem (Comédia).

A dupla deixou o estúdio de Roach em 1940, e apareceram em oito comédias "B" da 20th Century Fox e Metro-Goldwyn-Mayer de 1941 até 1944. Decepcionados com os filmes em que tinham pouco controle criativo, de 1945 a 1950, a dupla não apareceu em nenhuma produção cinematográfica e se concentrou em suas apresentações teatrais, embarcando em uma turnê pela Inglaterra, Irlanda e Escócia. O último filme d'O Gordo e o Magro foi Atoll K (1951), e depois se aposentaram das telonas. No total, eles apareceram juntos em 106 filmes, sendo 40 curtas sonoros, 32 curtas mudos e 23 longa-metragens, e nos outros 11 filmes fizeram pequenas pontas.

fFonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Gordo_e_o_Magro

ACervA Paulista


ACervA Paulista elege nova Diretoria e Conselhos

Retransmitimos a mensagem de David Lamas da ACervA Paulista.

"Caros;

No último sábado realizamos mais um encontro de sócios em Socorro, na Magnus Beer (q alias esta em novo lugar, muito bacana). A importancia desse encontro é o fato que ele foi a Assembléia Geral Ordinária. Abaixo segue os tópicos discutidos e aprovados.

1) Prestação de contas: A prestação de contas 2011 foi lida pelo Guilherme e aprovada por unanimidade. Guilherme enviará a todos os sócios até o fim do mes o balancete atual da Acerva Paulista

2) Novo processo de inscrição para novos socios foi aprovado ( conforme ja haviamos comunicado em email anterior)

3) A diretoria por indicação do Fulvio aprovou e foi referendado na Assembléia a indicação do nome do Magno (Carlos Magno) como SÓCIO BENEMÉRITO, por toda sua história e comprometimento com a Acerva Paulista e por representar hoje os ideias de maiorias dos sócios da Acerva. Parabén Magno, você é merecedor desse título.

4) Fica oficializado que TODOS os encontros de SÓCIOS de 2012 serão Assembléias Gerais Extraordinárias.5) Para melhorar a integração das várias regiões de SP e para distruibuir tarefas e tentar homegeneizar decisões ficou decidido que a Acerva Paulista será composta por 4 grandes regiões (ou regionais): Capital, Litoral, Interior 1 ( centralizada em Campinas) e Interior 2 (centralizada em Ribeirão Preto). Cada região da Acerva será formado por socios desta região. Cada região terá autonomia para realizar certos eventos, e a forma como serão realizados. Caso a região congregue algum diretor da Acerva, este poderá, se assim quiser, ser o responsável pela região. Caso não tenha a diretoria aceitará indicações. Serão realizados pelo menos um evento oficial por ano em cada região organizado pela Acerva Paulista. 
A implementação das regiões será executado ao longo de 2012 e demais detalhes de cada região serão discutidos nas proximas reuniões de socios e pela lista. Por hora, fica oficializado a criação delas, apenas.

6) Ficou decidido que o conselho fiscal atuará tb como conselho consultivo. Assim sendo a diretoria recorrerá os conselheiros a fim de tomar suas decisões mais importantes e o conselho tb ajudara a diretoria de forma mais direta.constando essas novos funções no regulamento interno.

7) Criou-se o conselho de notáveis da Acerva Paulisa. Faz parte deste conselho todos os sócios beneméritos que poderão a partir de agora ajudar a acerva de forma oficial, com sugestoes, criticas, etc etc.constando essas novos funções no regulamento interno.

Eleição da Diretoria e Conselho FiscalHá um tempo a ex-diretoria vem trabalhando para um renovação completa pois acreditamos que isso sempre é bom quando se trata de associações Porém como ano que vem sediaremos o encontro nacional, e por indicação da Assembleia, parte dos diretores foram reconduzidos por mais um ano e temos dois novos diretores. Depositamos nossas esperanças que os novos diretores conduzam para uma renovação completa da diretoria ano que vem. Assim, forem eleitos (e releitos) para a diretoria 2012:
David Figueira (Campinas); Philip Zanelo (Araraquara); Guilherme de Santi (Campinas); Edwar Bustamonte (Santos); Alessandro Morais (Campinas); Victor M. Coutinho (São Paulo)


Conselho Fiscal/ConsultivoMarcio Egea (Brotas); Elso Rigon (Campinas); Gilberto de Oliveria (Santos); Fulvio Sabbagh (São Paulo);
Rudolf Schützer (Piracicaba).

Bom...por hora é isso ai e que venha 2012. O Calendário de 2012 ainda será elaborado. Por tanto , caso alguem tenha algum suegestão é so enviar.

Grande abraço".
David Lamas

III Natal Taberna do Vale

Olá!
Mais uma vez estamos divulgando nossos eventos cervejeiros, agora, a TERCEIRA EDIÇÃO DA NOSSA FESTA DE NATAL.
Acontecerá dia 26 de novembro, das 10 às 22horas, na Av. Canadá, 968 – Bairro Jd. Canadá – mapa no nosso endereço eletrônico:
O formato este ano será um pouco diferente, com muitas novidades:
  • Além do tradicional espaço da Taberna do Vale, uma grande tenda será montada na rua em frente, de modo que a festa terá um ESPAÇO MAIOR E COBERTO, já que as chuvas podem acontecer... Mas acredito que, como nos dois anos anteriores, Gambrinus vai apoiar nossa luta pela disseminação da cultura cervejeira e não choverá! Se chover, sem problemas, estará tudo coberto;
  • Serão apresentadas cervejas e chopes de mais de 15 Homebrewers Mineiros, alunos da Taberna do Vale ou Associados da ACervA Mineira, totalizando 20 ESTILOS DE CERVEJAS DIFERENTES;
  • Realizaremos, em parceria com o site Degustaweb, os CIRCUITOS DE DEGUSTAÇÃO. Serão 6 Circuitos distintos, cada um com 5 cervejas.  Comprando a cartela, você ganha uma CANECA DE DEGUSTAÇÃO – 300ml (limitação de 300 unidades), além de participar de sorteios de Kits de Cervejas da Taberna do Vale e um final de semana na Pousada “Estalagem do Mirante”. Ressaltamos que o objetivo desses Circuitos é desafiá-los a degustar  uma maior variedade de cervejas, aprofundando um pouco mais seu conhecimento sobre o universo cervejeiro... Por isso, nada será cobrado pela aquisição do Circuito, além do valor exato dos cinco chopes que serão degustados.
  • Outra novidade será a tarde do Cervejeiro Roqueiro, aonde teremos um palco com SHOW DE ROCK´N ROLL;
  • Dentro da Taberna, um espaço mais confortável, equipado com mesas e cadeiras;
  • Para petiscar:
    • o tradicional ESPETINHO DO BOI em parceria com o CHEF FELIPE LEROY,  sempre presentes nas festas da Taberna;
    • RIMA DOS SABORES, eleito a “melhor cozinha” de Belo Horizonte pela Revista Veja – ano 2011, com a presença do grande parceiro CHEF JULIANO CALDEIRA;
    •  LES CHEFS, com a grande revelação da Gastronomia Mineira, o CHEF URIEL AUGUSTO;
  • Os chopes da cervejaria anfitriã – Taberna do Vale:
    • Taberna Hell – Munich Helles (Pílsen); Carolweiss – Weissbier (Trigo)
    • Duke´n Duke – Premium Bitter (Pale Ale); Celtic – Extra Special Bitter (ESB)
    • Taberna Dry Stout – como todo ano, produzimos uma receita exclusiva para lançamento na Festa de Natal...
  • As Cervejarias presentes com suas cervejas na festa:
    • Cervejaria Artesana; Cervejaria Ave César; Cervejaria Esse Bier; Cervejaria Gosling Bier; Cervejaria Independente; Cervejaria Jambreiro; Cervejaria Karpens; Cervejaria Lisboa; Cervejaria OLA; Cervejaria Pandora; Cervejaria Siberiana; Cervejaria Vilã; Cervejaria VM Beer.

A ENTRADA É FRANCA!
A última novidade para a edição 2011 da Festa de Natal da Taberna do Vale:
Convidamos você também para fazer parte de um Natal de verdade... Faça sua boa ação do dia, leve um BRINQUEDO para a festa e colabore com o sorriso das crianças mais carentes do bairro...
Esperamos vocês lá !!!
Felipe Viegas
Taberna do Vale – Cervejaria Escola

The Great South Beer Cup

Blumenau vai sediar concurso de cervejas da América do Sul em 2012

Tudo indica que o primeiro dia de Festival Brasileiro de Cerveja não poderia ter sido melhor. Além da infinidade de fabricantes artesanais e caseiros — um misto de sabores e aromas nunca antes visto na cidade — uma boa notícia circulou entre as mesas e estandes do setor 2 do Parque Vila Germânica, em Blumenau.

Na próxima edição, o festival — que está marcado para março, adaptando-se ao melhor período para as cervejarias — terá a companhia de um mega evento do setor. Vai abrigar, simultaneamente, a próxima edição da The Great South Beer Cup, um dos concursos mais importantes da América do Sul.

O organizador do evento, Martin Boan, esteve ontem com os organizadores do Festival Brasileiro da Cerveja para fechar a parceria. Segundo Valmir Zanetti, do Empório Vila Germânica — um dos organizadores do festival — Boan ficou encantado com o evento e disse não ver melhor local para a competição que escolhe as melhores cervejas do continente.
Isso quer dizer que em março de 2012, além dos cerca de 80 expositores que devem confirmar a participação no festival, Blumenau vai receber jurados e especialistas de renome mundial, além das mehores cervejarias da América Latina que devem se inscrever no Great South Beer.

A mais recente edição da competição aconteceu este ano na Argentina. Mais de 250 tipos diferentes da bebida foram avaliados. Com o Festival Brasileiro da Cerveja, a expectativa é que cerca de 400 variedades se inscrevam para a edição blumenauense da South Beer Cup, em março.

Fonte: Blog do Pancho http://wp.clicrbs.com.br/pancho/2011/11/18/blumenau-vai-sediar-concurso-de-cervejas-da-america-latina-em-2012/?topo=52,2,18,,159,e159

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Comportamento Cervejeiro

Agência americana cria máquina de cerveja a partir de uma sugestão dos funcionários


A agência criativa Arnold, de Boston, nos Estados Unidos, criou a iniciativa “The Make Project” para aproveitar a colaboração de seus funcionários. Ela reserva anualmente US$ 100 mil para tornar ideias da sua equipe em realidade. A última delas foi uma vending machine que oferece seis tipos diferentes de cerveja – levanta a mão quem gostaria que seu trabalho aceitasse esse tipo de sugestão. o/
A máquina, apelidada de Arnie, funciona com tecnologia RFID (identificação por rádio-frequência). Um pequeno chaveiro permite que cada funcionário possa pegar um número de garrafas por mês, mas novos créditos podem ser adicionados. Uma tela ainda permite que o usuário entenda mais sobre cada tipo de cerveja e também tuíte enquanto faz seu pedido (para que propósito, eu não sei! Talvez matar seguidores de inveja).

Esse projeto pode parecer bobo, mas só o fato de uma empresa dar esse tipo de abertura para os funcionários é algo fantástico! Cada um deles pode dar sugestões com planos, cronogramas e orçamentos. Depois, elas são analisadas por um comitê formado pelo presidente de criatividade, Pete Favat, e o presidente global digital, Matt Howell. Se aprovado, o funcionário pode tocar o projeto.
O que vocês acham desse tipo de estratégia? Comentem e compartilhem!

Fonte: http://colunas.pegn.globo.com/sonasocial/2011/11/09/agencia-americana-cria-maquina-de-cerveja-a-partir-de-uma-sugestao-dos-funcionarios/

Heineken

Mega Máquinas: Cervejaria Heineken

  • Percorra os bastidores da maior cervejaria da Europa, a fábrica de um milhão de metros quadrados da Heineken, situada em Zoeterwoude, na Holanda. Ali, a cervejaria mais internacional do mundo produz mais da metade de sua produção anual, que em 2009 chegou a 11 milhões de hectolitros (cada hectolitro corresponde a 100 litros). Deste total, eles exportam 80% para os Estados Unidos e o restante é destinado ao mercado interno.
  • A Zoeterwoude também está se transformando na megacervejaria mais compromissada com a preservação ambiental do mundo por conta de uma unidade de produção de biogás e uma nova central de distribuição que economiza 100 mil viagens de caminhões por ano. Conheceremos os entusiastas e especialistas em cerveja que fabricam a receita de 150 anos e a despacham fresquinha todos os dias.
    Veja o site

    Reprise deste episódio

    1. quinta-feira 17 de novembro 16:00

    Reprise deste programa

    1. quinta-feira 17 de novembro 16:00
    2. quinta-feira 17 de novembro 21:00
    3. sexta-feira 18 de novembro 04:00
    4. sábado 19 de novembro 21:00
    5. domingo 20 de novembro 04:00
  • sábado, 12 de novembro de 2011

    Junior Cigano

    Um Pretoriano em combate
    
    De Romanos nós somos fã. E de Pretorianos nós entendemos. A Guarda Pretoriana foi criada por Otaviano, após a conquista do Egito e seu retorno a Roma, onde recebeu do senado o título de princeps, ficando seu governo conhecido como principado (30 a.C.- 14 d.C.). Como princeps, isto é, o primeiro cidadão da república e líder do senado; como imperador assumiu o comando supremo do exército e criou a guarda pretoriana, encarregada de sua proteção pessoal; como tribuno da plebe possuía o poder de veto sobre decisões do senado; como pontifex maximus, controlava a religião romana.

    A partir de Augusto (o imperador que está em nossa logo), todos os imperadores tiveram uma guarda pretoriana, de tamanho variável. Tibério foi o construtor de uma fortificação que serviu de base para a guarda pretoriana e, por isso, foi adotado o escorpião (signo zodiacal de Tibério) como símbolo da guarda.
     
    O brasileiro Júnior "Cigano" dos Santos conquistou o cinturão dos pesos-pesados do UFC neste sábado, ao derrotar o mexicano-americano Cain Velásquez por nocaute, em apenas 1m04s de luta, em Anaheim, EUA. Ele se tornou o primeiro representante do país a deter o título absoluto da categoria - seu "padrinho", Rodrigo Minotauro, foi campeão interino dos pesados.
    Damos parabéns a equipe que treinou o nosso campeão UFC! Ave Pretorian! Ave César! Ave Junius Ciganus!

    Foto e fonte: Globo.com/Getty Images.

    Bebendo Bem

    Enquete


    O site http://www.bebendobem.com.br/ está com uma enquente muito interessante. Trata-se do primeiro prêmio "Bebendo Bem" de cervejas ao qual o internalta poderá selecionar sua cerveja preferida em âmbito nacional e internacional. Das brasileiras há cervejas mineiras, paulistas, cariocas e da região sul do país. É possível votar mais de uma vez.

    Vá em frente e dê o seu voto!

    Saudações!

    sexta-feira, 11 de novembro de 2011

    Bamberg

    Microcervejaria é agraciada com mais uma medalha internacional
    Retransmitimos, com louvor, a mensagem de Alexandre Bazzo da Bamberg.
     
    "Prezados clientes e amigos,
     
     
    É com muita alegria que comunico mais uma medalha internacional para as nossas cervejas, desta vez foi a Bamberg Altbier, levando medalha de prata no EuropeanBeer Star 2011.
     
    Tive a oportunidade de ser jurado desta competição e vi o quanto é difícil ganhar uma medalha, o que valoriza o concurso ainda mais.
     
    É sempre muito bom ganhar uma medalha no European Beer Star, pois é uma competição dentro da Bavária, é como jogar fora de casa, competindo com estilos de cerveja que estão lá há séculos, por isso essa medalha vem pra fechar o ano com chave de ouro, ops, ou de prata, pois foi um ano histórico pra Bamberg.
     
    A Bamberg Altbier é uma cerveja sazonal, estamos tentando colocá-la em linha, esta é a segunda competição que ela participa e na primeira, no começo deste ano, ela ganhou medalha de bronze no Australian International Beer Awards 2011, agora vem esta prata.
     
    Mais uma vez divido este prêmio com Janaina, Luciana, Camila (não a cerveja, mas a pessoa), Alberto, Fábio, Marcos, Reinaldão, Evaldo, Luiz e Ivan, são eles que dão o duro todo dia pra fazer da Bamberg não apenas uma cervejaria premiada, mas um conceito, uma ideologia".
     
    Alexandre Bazzo.
    Cervejeiro - Brewer
    Mestre em estilos de cerveja - Master of beer styles and evaluation.
    Sommelier de cervejas - Beer sommelier.

    quarta-feira, 9 de novembro de 2011

    Beer Conference

    Beer Bloggers Conference 2012

    Hello Beer Bloggers!

    We have some exciting news about a bigger, better and more useful site in the works for Beer Bloggers across the world. Many of you are already members of Beer Bloggers Unite (http://beerbloggers.ning.com).


    This online community for the world's beer bloggers was started in July 2009 by blogger Carla Companion and now has over 650 members. Seven months ago, Carla expressed a desire to pass along the responsibility of running the site and we at the Beer Bloggers Conference (www.beerbloggersconference.org ) are excited to have taken on this great community.

    The first step in this effort is to survey you, our Citizen Beer Bloggers from around the world, about what you are looking for in an online beer blogger community. Please take 10 minutes to share your thoughts with us: http://www.surveymonkey.com/s/T8GZBDR

    Please note we welcome your opinion whether you are a member of Beer Bloggers Unite or not. If there is anything we have learned from our conferences, it is that the beer blogging community is an active, exciting and engaging community and we are looking forward to creating a great resource for everyone to be a part of!As for the conferences, we recently announced the 2012 North American Beer Bloggers Conference will be July 13-15 in Indianapolis, Indiana and we will be announcing the European conference location and date soon. Wherever in the world you are, we hope you will be able to join us.

    Cheers, Salud and Prost!

    Elle Potter
    www.beerbloggersconference.org
    direct: 720.284.4028
    Zephyr Adventures http://www.ZephyrAdventures.com/
    Wine Bloggers Conference http://www/WineBloggersConference.org/
    americaInternational Food Bloggers Conference http://www.foodista.com/ifbc2011/
    Beer Bloggers Conference http://www.BeerBloggersConference.org/
    Fitness & Health Bloggers Conference http://www.FitnessBloggersConference.org/Wine Tourism Conference http://www.WineTourismconference.org/

    Degustação de cervejas

    Nanocervejarias Mineiras participam de degustação no Rio de Janeiro

    As mineiras Companhia Cervejaria Jambreiro (Nova Lima, MG), Grimor (Belo Horizonte, MG), Louzada Fontes Brew - Vilã (Belo Horizonte, MG)  e as Sauber Beer (Mogi, SP) e Ranz (Lumiar,  RJ) serão harmonizadas com dois pratos de degustação no Espaço Carioca de Gastronomia.

    Os interessados deverão investir R$ 96,00 para participar do evento que está agendado para o dia 10 de novembro, quinta-feira. O comando da degustação está nas mãos de Jose Raimundo Padilha.

    Mais detalhes: http://cariocagastronomia.com.br/v2/?p=3783

    Análise Sensorial

    Reelembrando: Na hora de provar cerveja, o sexo frágil mostra força

    Internacional
    David Kesmodel, The Wall Street Journal, de Milwaukee, EUA

    Rhonda Dannenberg, uma mãe de três crianças que vive num subúrbio, pôs o nariz em seis copos de cerveja na cervejaria da MillerCoors que fica aqui e sorveu um pouco de cada uma. Aí, deu um veredicto franco que está chacoalhando o mundo masculino de degustadores de cervejas.

    "Senti um gosto forte de fruta esmagada", disse Dannenberg, de 36 anos, sobre um lote de Miller Lite, levando outras três mulheres e dois homens que estavam na mesa a concordar com a cabeça. "Um leve gosto de papelão. Oxidado. Inaceitável."

    Em muitas cervejarias, os comitês de degustação seriam compostos por homens, tipicamente mestres cervejeiros e outros técnicos. E isso faz sentido. Julgando pelos comerciais de televisão, os homens gostam de cerveja mais do que as mulheres e, às vezes, parecem gostar mais de cerveja do que de mulheres.

    Mas a britânica SABMiller PLC decidiu há vários anos mergulhar mais fundo em seu próprio quadro de pessoal para encontrar degustadores hábeis, convidando pessoas da área de marketing, secretárias e outros a ver como se sairiam. A empresa concluiu que as mulheres bebiam mais que os homens.

    "Nós descobrimos que as mulheres são muitas vezes mais sensíveis aos níveis de sabor da cerveja", diz Barry Axcell, cervejeiro-chefe da SABMiller. Mulheres treinadas para desgustar ofuscam seus companheiros homens, diz ele.

    Se a prática faz a perfeição, os homens deveriam ter vantagem clara na degustação de cervejas, uma vez que respondem por 72,8% das vendas mundiais da bebida, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado Datamonitor Group. Mas a SABMiller, que faz as marcas Pilsner Urquell, Peroni, Grolsch, Miller e Coors, diz que sua evidência empírica mostra que as mulheres são o sexo superior quando se trata de identificar produtos químicos indesejáveis como 3-metil-2-buteno-1-tiol, que deixa um gosto ruim na cerveja.Encontrar os melhores degustadores é crucial para a indústria cervejeira. Comissões de degustadores garantem que as cervejas que saem dos tanques todos os dias estejam de acordo com as características específicas de cada marca - tais como um leve sabor de frutas na Coors Light ou um gosto amargo no fim na Peroni. Os degustadores também ajudam os cervejeiros a decidir por quanto tempo a bebida permanecerá fresca nas prateleiras das lojas, e que novos produtos devem ser lançados.

    Hoje, 30% dos 1.000 degustadores de nível avançado da SABMiller são mulheres, diz Axcell. O número de mulheres degustadoras quase quadruplicou em dez anos.

    Dannenberg fez faculdade de microbiologia e trabalhou numa fábrica de queijos antes de conseguir o emprego aqui como uma degustadora piloto, provando novos estilos. Ela é conhecida por suas descrições extravagantes de sabores de cervejas, como "tanque de peixes". "Nós não queremos isso", diz ela.

    "Às vezes, os homens veem vermelho ou marrom e as mulheres veem as nuances", diz Jason Pratt, de 30 anos, um cientista de levedura e fermentação de cervejas que faz parte do mesmo comitê de Dannenberg.

    Outras cervejarias relutam em dizer se as mulheres são ou não melhores degustadoras. A Carlsberg A/S, cervejaria dinamarquesa, informa que, num teste feito este ano com seu grupo de degustadores, as mulheres se saíram melhor que os homens. Isso "nos surpreendeu", diz David Burgess, diretor de qualidade. Contudo, diz ele, "nossa opinião é de que não há diferença entre homens e mulheres".

    Na divisão norte-americana da belga Anheuser-Busch InBev, dados sobre os seus degustadores de cerveja não mostram uma diferença expressiva entre os sexos, diz Peter Kraemer, vice-presidente de suprimento e membro de um dos painéis de degustadores.

    Real Time Web Analytics