segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

ACervA e Senai de Vassouras

Uma parceria que vai dar certo!

Retransmitimos a palavra de David Figueira, presidente da ACervA Paulista:

Amigos;

Como sabem estivemos ontem ( 11/02/2012) em visita ao Senai-Vassouras para tentar um estreitamente de relação entre as Acervas e as areas de atuação deles, que historicamente, dedicam-se a formar técnicos cervejeiros principalmente para grandes cervejarias.

A reunião de ontem vem sendo formatada desde de a Brasil Brau de 2011. Ontem, foi o segundo contato direto deles. O primeiro contato , informal, foi com a Acerva Paulista em Janeiro em sua sede em Campinas. Neste contato ficou acordado um encontro das diretoria das Acervas lá em Vassoura.

O Senai de Vassouras(RJ) tem atuando nas areas de alimentos e bebidas (e geral). Porém, como parte estratégica de crescimento, irão focar suas ação nos próximos 2 anos em bebidas (principalmente cerveja). Nao vão deixar de atuar nos setores clássicos deles, mas irao se dedicar mais em cervejas. E é aqui que as Acervas entram.

O Senai-Vassouras possui um portfolio imenso de serviços focados em cervejas. Em breve mandaremos este portfolio atualizados (eles nos enviarão). Alé disso possuem uma gama de laboratórios de deixar muita universidade com inveja. Além de uma planta cervejeira completa (desde de malteação ate o envase).

Nesta primeira encontro oficial, estavam presentes: David e Philip pela Acerva Paulista. Alexandre Mello pela Acerva Catarinense. Jose Padilha pela Acerva Carioca e Christian Nazareno pela Acerva Mineira. Além dos diretores/coordenadores do Senai.

O encontro foi muito produtivo a já saimos com um agenda pre-definida de parcerias que serão implementadas ao longo dos próximos meses, dentre elas:

Servicos de Análise de Cerveja
A Acervas irão levantar entre os sócios/parceiros a necessidade de analises de cervejas. Este possibilidade é muito interessante pois poderemos fazer um raio-x de nossas cervejas com um custo reduzidissimos pois iremos entregar as amostras em volumes para eles (assim como a Siebel faz). Estas analises envolvem:
Analise fisico-quimica de agua, analise microbiologica da cerveja, analise de malte, analise sensoial, cor, extrato primitivo, alcool, analise de diacetil, espuma etc etc etc .O Senai-Vassouras é o unico laborotorio credenciado pelo MAPA a fazer analises de maltes no brasil. 100% dos maltes importados vendidos aqui, são analisados por eles. Ainda não temos os custos , as formas de operacionalizar isso. Mas em breve falaremos.

Desenvolvimento Tecnologico
Abriu-se a possibilidade de usar os laboratorios deles para uso como desenvolvimento tecnologico de um produto. Eles possuem linhas de fomento proprio e tambem utilizam linhas da FAPERJ (Fundação de Amparo a Pesquisa do RJ). Detalhes serão passados em breve.

Cursos 
Além dos cursos que já sabemos deles, irão ofertar muito mais cursos (e alguns sugeridos por vc's ). Haverão cursos de curta/media duração. Desde de cursos de malteação, elaboração de mostos até de empreendedorismo no setor. Importante salientar que estes cursos são focados para cerveja artesanal.
Irão possibilitar que os cursos de média duração  possam ser feitos em finais de semana ( ajundando quem esta próximo como MG, RJ e SP). Mas também irao fazer cusos in-loco sob demanda das Acervas. Para a Paulista já esta agendada uma reunião com a FATEC de Piracicaba para que certos cursos deles possam ser ministrados lá. Assim como em outras unidades dos senais do estado. Alguns cursos precisam ser ministrados junto a plantas cervejeiras.

"Aluguel" da Planta Cervejeira
Poderemos alugar a planta deles para fabricar um determinada cerveja. E podem assessorar todos os tramites junto ao MAPA para que a cerveja seja regularizada. Eles tem uma cozinha de 500L e 8 tanques de 1000L. Ainda nao temos os detalhes operacionais de custos. Mas assim que tivermos , repassaremos a todos.

VII Concurso Nacional das Acervas
Irão apoiar o evento. Levarão a unidade movel (laboratorio) deles até Piracicaba para que alguns analises de cervejas  (dos participantes ) possam ser feitas nos dias do encontro. Além disse irão ofecer 5 cursos para os primeiros colocadas do concurso, asism como irão permitir que a receita campeã seja brassada lá. Detalhes serão disponibilizados pela Acerva Paulista até o concuros.

Brewday Vassouras
Estudaremos a possibilidade de fazer um grande evento para ser realizado dentro do Senai, nos moldes de um brewday. O Senai com com 140 leitos, além de um maravilhoso campus com muito verde. Seria a possibilidade das Acervas terem mais um evento nacional de imersao total no mundo cervejeiro.
 
Resumido, foram estas as primeiras de muitas novidades que irão ocorrer junto com o Senai. Para um primeiro encontro, tiramos com muito positivas todas as propostas.
 
Grande abraço,
David.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Web Analytics