quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Carnaval 2012

Carnaval de 2012 tem cerveja 12% mais cara

Preço da bebida subiu acima da inflação nos últimos 12 meses. Bares e restaurantes repassaram aumento promovido pela indústria.

O consumidor brasileiro desembolsará mais com cerveja no Carnaval deste ano. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística), o preço da bebida aumentou 12% em bares e restaurantes em um ano. No supermercado, a alta foi de 10,22%. Nos dois casos, a  elevação ficou acima da inflação acumulada até janeiro, de 6,22%.
Segundo Joaquim Saraiva de Almeida, presidente da Abrasel SP (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), o aumento de preços do ano passado para cá se deve em boa parte à alta da alíquota de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para cervejas, que resultou em reajustes entre setembro e outubro.

Além disso, neste início de ano, a indústria promoveu o repasse da inflação e elevou os preços em 4,5%, em média.

“Não há previsão de novos aumentos agora. O que pode eventualmente acontecer são os reajustes de oportunidade principalmente nas praias, mas não existe razão para novos repasses”, afirma Saraiva.

Entre as capitais, Curitiba apresentou a maior alta em um ano – os preços subiram 18,06% nos bares. Em seguida, aparece São Paulo, com um aumento de 15,26%. Porto Alegre, Rio e Belo Horizonte também registraram elevações acima da média nacional.

Fonte: http://www.band.com.br/noticias/cidades/noticia/?id=100000485906
Foto: Sargentelli e suas mulatas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Web Analytics