quarta-feira, 28 de março de 2012

Copos de Cerveja

Colecionismo é para quem ama!

Na oportunidade em visitar Blumenau neste fim de semana, conheci uma turma de colecionadores para lá de admirável! Trata-se do trio Carlos Quintanella (QuintyBier), Ismael Devigili e Plínio, autênticos colecionadores de copos, bolachas, rótulos de cervejas e outras miudezas do mundo cervejeiro - os Brewerianos - que nos deixam encantados quando vimos o que eles guardam com muita atenção. 

Em vista com Evandro Zanini, estivemos na casa do Ismael Devigilli. Seu cuidado com os copos é unico: nunca havia visto tanto carinho e dedicação com sua coleção que hoje soma mais (pasme!) de 1.400 copos somente de cervejarias. Ismael não coleciona copos de bares, restaurantes ou empresas - única e exclusivamente copos de cervejarias. Em uma sala de sua casa Ismael desenvolveu estantes de formica branca, aparador e porta de correr em vidro blindex para armazenar algumas preciosidades. Todos os copos estavam limpos, sem nenhuma poeira sequer.

Naturalmente, havia muitos copos curiosos. Vimos uma tulipa da Companhia Cervejaria Brahma, cujo o fundo era formado por travas de uma chuteira de futebol. Outro que chamou atenção foi o "copo bolinha" da Kaiser, um dos primeiros copos encomendados pela empresa. Vimos ainda um copo de Kaiser  Weiss, no tracional formato alemão! Quem diria! a Kaiser já fez cervejas de trigo... Tivemos o prazer conhecer a taça da antiga Brahma Porter da década de 30, e outro que havia estapado a seleção brasileira de 62. Havia também diversos copos de nossas famosas microcervejarias E digo: em grande quantidade! Enfim um momento mais que interessante e nostálgico! A esse trio deixamos um forte abraço!

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre colecionismo de artigos de cervejarias há encontros nacionais como http://www.xiiiconvencaobebedouro.com/ a Conveção de Bebedouro, e o site Mundo da Cerveja http://www.mundodacerveja.com/ que apresenta uma gama de artigos interessantes.

3 comentários:

  1. tenho uma tulipa da brahma de 1954(comemorativa quando a brahma fez 50 anos)

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. Gostaria de vender 6 copos bolinha da Kaiser. Alguém poderia me auxiliar?

    ResponderExcluir

Real Time Web Analytics