quarta-feira, 25 de abril de 2012

Lund

Jardim Nova Aliança tem até cervejaria artesanal

De nome sueco mas 100% local, a Lund já tem dois produtos que fazem jus à tradição cervejeira da cidade

Ribeirão Preto - Ali ao lado do Novo Mercadão da Cidade, funciona a Lund, cervejaria artesanal comandada pelo médico nefrologista e empresário Yussif Ali Mere Junior, de 52 anos.

O empresário abriu a Lund no fim de 2009, reflexo da admiração que tinha por cervejas artesanais. "Eu e meu filho começamos a conhecer os produtos. Depois, conhecemos as microcervejarias, até que deu para viabilizar o projeto", conta.

O nome Lund vem de uma cidade na Suécia, onde o médico fez sua especialização. Hoje, a empresa produz até 10 mil litros por mês. Por ora, são duas as cervejas, a Pilsen e a Munich Dunkel, ambas premiadas.Cervejaria Lund - Fachada

Mas fabricar cerveja não parece ser fácil. O processo completo de preparação pode durar até 30 dias.
Além da cevada (um tipo de cereal) já processada, são adicionados outros ingredientes à água para transformá-la em cerveja. Entre os principais, estão o lúpulo, que dá o amargor à bebida, e a levedura, responsável pela fermentação e, portanto, pelo teor alcoólico da cerveja.

Além das cervejarias, Ribeirão tem aproximadamente duas dezenas de pessoas que já fazem sua cerveja em casa, segundo estimativas dos próprios aficionados. A técnica para a fabricação da bebida é passada em cursos ministrados por mestres cervejeiros. O próximo curso na cidade acontece em 5 de maio, no bar Cervejarium.

Cerveja boa
Yussif deu algumas dicas para quem gosta de cerveja. A primeira delas é sempre estar de olho no rótulo das garrafas. Ele explica que nem todas as bebidas utilizam apenas a cevada como cereal em sua composição. As que utilizam apenas a cevada são chamadas "puro malte". Já as com "cerais não maltados" não usam só cevada. Estas podem ter em sua composição trigo ou mesmo outros cereais, como o milho e o arroz, que dão um gosto diferente à cerveja. Outra dica do cervejeiro para quem gosta de saborear a cerveja é tomá-la gelada, sim, mas não "trincando".

"Estupidamente gelada, a ‘véu de noiva’ [cerveja esbranquiçada pelo gelo]. Isso anestesia as papilas gustativas e interfere no paladar".

Conheça mais sobre a Lund: http://www.cervejarialund.com.br/home.html

foto: Letícia Rossi/ME

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Web Analytics