sexta-feira, 25 de maio de 2012

Cerveja Caseira

Fabricar cerveja em casa não é caro, mas demanda paciência
Muitas pessoas apreciam tomar cerveja. No entanto, vem crescendo no Brasil o número daqueles que também gostam de produzir sua bebida, um hobby que, se levado a sério, pode até se tornar um negócio lucrativo. E não é preciso muito espaço ou um investimento elevado para iniciar a fabricação artesanal.

Segundo Leandro Emmel, diretor da WE Consultoria, antes de mais nada “a pessoa tem que gostar muito de cerveja especial, seja no corpo ou no aroma, tem que ter paixão”. O passo seguinte é comprar um kit, que, no modelo mais básico, faz 20 litros de cerveja por vez e custa em torno de R$ 1.000. Dentre outras coisas, o conjunto tem algumas panelas, um moinho para moer cereais, um fermentador, um termômetro e um sistema para lacrar garrafas. Ao contrário do que parece, todo esse aparato ocupa pouco espaço, cerca de três metros quadrados, de acordo com Emmel, que acrescenta que o principal é o local ser bem limpo, para evitar a contaminação do produto.

Afonso Fraga, proprietário da "aTurma", faz cerveja artesanal na cozinha de 10 metros quadrados de sua residência. Ele afirma que a grande maioria de seus clientes mora em apartamento, e que dá para usar um fogão simples. Fraga lembra, no entanto, que às vezes “o fogão não dá conta de aquecer o caldeirão, por causa do tamanho”. Nesses casos, ele recomenda usar um fogareiro ligado a um botijão a gás, mais potente que uma boca normal para cozinhar. Quando isso ocorre, Emmel diz que o equipamento tem que ficar em um local que não seja danificado pelo calor.

Água natural ou da torneira?Usar água mineral encarece a produção, e, segundo Fraga, pode-se usar água de torneira, desde que ela não tenha cheiro, cor ou gosto. Emmel, por exemplo, conta que usa a do abastecimento público de sua cidade, Porto Alegre. Além disso, precisa-se de malte, lúpulo e fermento cervejeiro. O primeiro ingrediente já é produzido no Brasil, mas os outros dois são importados. Ainda assim, considerando-se apenas a matéria-prima, a fabricação artesanal custa em torno de R$ 1,40 por litro.

“Fazer cerveja em casa exige paciência”, explica Emmel. A manufatura dura de cinco a oito horas, durante as quais o líquido será esquentado a diferentes temperaturas e os ingredientes serão misturados em sequências obrigatórias. Depois, a bebida tem que ser fermentada, maturada e só então engarrafada e armazenada em uma geladeira comum. Entre 14 e 25 dias depois do primeiro processo, a pessoa pode tomar sua cerveja. O que parece um grande trabalho, torna-se um imenso prazer, pois, como afirma Fraga, “os fabricantes artesanais gostam de se encontrar em rodas de amigos e apreciar as produções uns dos outros”.

Fonte: http://vidaeestilo.terra.com.br/casa-e-decoracao/fabricar-cerveja-em-casa-nao-e-caro-mas-demanda-paciencia,02fe28db6df77310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html#tphotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Web Analytics