sexta-feira, 25 de maio de 2012

Cia Cervejaria Paulista

Fábrica de cerveja que virou estúdio de cinema receberá Feira do Livro

Na cidade conhecida como "Capital do Chope", uma fábrica de cerveja desativada na década de 1990 foi transformada em um núcleo com estúdios e salas de cinema. O prédio de 15 mil metros quadrados, construído em 1914, recebe a partir desta quinta-feira (24) atrações da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto (SP), festa literária que espera mais de 500 mil pessoas até 3 de junho.

Revitalizado em 2006, o espaço quase centenário da extinta Companhia Cervejaria Paulista terá shows, workshops de grafite, robótica, redação, dança e iniciação circense, salões de ideias com escritores e duas exposições, uma delas trazida do Museu da Língua Portuguesa – o especial “Conhecimento: Custódia e Acesso”, organizado pela USP, trata da importância das bibliotecas na sociedade.

“O coqueluche da feira vai estar aqui”, afirmou ao G1 André Luiz de Castro, superintendente da São Paulo Film Comission, organização não-governamental que há seis anos transformou o local em uma espécie de minipolo de cinema do município, com exibição de filmes em salas de projeções, além de produções audiovisuais em estúdios criados a partir de um mega galpão antes utilizado para armazenagem de bebidas.

"Ficou muito bom, era um espaço parado havia muito tempo", disse José Florentino dos Santos Filho, 70 anos, ao visitar o local onde trabalhou como motorista na década de 1970. O ex-funcionário da fábrica é testemunha de uma época mais próspera para a região central, hoje conhecida como "baixada" e famosa por atrair tráfico de drogas e prostituição.

A indústria adaptada em espaço cultural é uma exceção em meio à decadência das ruas que cruzam a Avenida Jerônimo Gonçalves, onde outros cartões-postais da cidade, como o Hotel Brasil e a sede da Antarctica – primeira fábrica de cerveja de Ribeirão, fundada em 1911 –, apresentam sinais de degradação e esquecimento. “Baixada é um nome muito feio, queremos que volte a ser chamado de centro antigo”, afirmou Castro.

Foto: Rodolfo Tiengo
Fonte: http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2012/05/fabrica-de-cerveja-que-virou-estudio-de-cinema-recebera-feira-do-livro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Web Analytics