sexta-feira, 18 de maio de 2012

Tecnico Cervejeiro

Técnico em cervejaria pode ganhar até 5 mil ao mês. Conheça a profissão

Já foi o tempo em que beber cerveja era apenas uma atividade boêmia relegada às horas vagas. Com o mercado aquecido, a bebida virou alvo de cursos e tem ganhado cada vez mais especialistas dispostos a transformar álcool, malte e lúpulo em ganha pão.

Um técnico em cervejaria, por exemplo, pode chegar a receber salário de R$ 5.000. Nada mal para quem gosta da bebida e quer ir além do copo. Gustavo Quaresimin Cordeiro, de 35 anos, é uma das pessoas que tem se interessado pela carreira promissora. Ele se mudou de Campinas, no interior de São Paulo, para Vassouras, no Rio de Janeiro, para fazer um curso intensivo de técnico em cervejaria no Senai, o único no Brasil a oferecer formação técnica na área. — Comecei a me interessar quando alguns colegas abriram um bar. Percebi que no Brasil as cervejarias artesanais ainda são um nicho em crescimento e resolvi investir para entrar nesse mercado.  "Quero ser mais que bebedor, quero ter minha própria microcervejaria".

Especialização

A formação de técnico em cervejaria é oferecida no Brasil apenas pelo Senai. Já o curso de mestre cervejeiro, direcionado para aqueles que querem criar novos sabores para cervejas, existe apenas fora do Brasil.

De acordo com o especialista Pedro Paulo Melo, isso não é motivo para que os interessados em se especializar desanimem. — Muitos técnicos em cervejaria oferecem cursos de curta duração para ensinar os princípios da bebida e para melhorar o paladar de quem se interessa pelo tema. Muitos vendedores de lojas especializadas procuram as aulas para atender melhor seus clientes.

O Senai em Vassouras também oferece cursos de curta duração. Na unidade é oferecido o curso de 15 dias em tecnologia cervejeira básica, direcionado para pessoas que vão trabalhar em micro cervejarias e profissionais que são prestadores de serviços e querem mais informações sobre o segmento. Há também o curso de tecnologia avançada, que dura 30 dias e é indicado para quem vai trabalhar no processo de criação da cerveja. A vantagem é que nenhum desses exige formação mínima


Fonte: Boainformacao.com.br http://www.boainformacao.com.br/2012/05/tecnico-em-cervejaria-pode-ganhar-ate-r-5-000-conheca-a-profissao/

Foto: Pedro Silveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Web Analytics