quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Lei Seca

Ministro das Cidades defendeu "tolerância zero" para quem dirigir depois de consumir bebidas alcoólicas

Bafômetro
Uso do bafômetro pelas polícias rodoviáras será estimulado (Folha Imagem)

O governo federal vai elevar o tom do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes (Parada). Estão no plano mudanças na legislação, ações com estatais e distribuição de 1 milhão de bafômetros para Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans).

O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, defendeu "tolerância zero" para quem dirigir depois de consumir bebidas alcoólicas. Ou seja: o motorista seria considerado infrator com qualquer quantidade de álcool no sangue e precisaria do bafômetro para se defender da suspeita de autoridades de trânsito. Hoje, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estipula como limite a presença de 6 decigramas de álcool por mililitro de sangue. Se a concentração de álcool for menor, o condutor é autorizado a continuar dirigindo.

Se prevalecer a tese mais radical, de enviar ao Congresso uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) banindo a combinação de álcool e direção, o Brasil estaria alinhado a "países mais avançados, onde o respeito à vida está acima da história de produzir prova contra si mesmo", explicou Ribeiro.

Durante visita ao Salão do Automóvel nesta quarta-feira, a presidente Dilma Rousseff e o ministro visitarão um simulador em que motoristas conseguem perceber a perda de reflexos provocada pela bebida. Outro equipamento nessa linha será em breve apresentado a motociclistas. Ribeiro ainda deve assinar acordo com a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) para incluir, junto ao manual dos veículos saídos das fábricas, uma lista com os dez mandamentos do bom condutor. Outro acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) obrigará vendedores de automóveis a oferecer dicas e orientações de segurança a compradores.

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/governo-vai-distribuir-1-milhao-de-bafometros--2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Web Analytics