quarta-feira, 22 de maio de 2013

Cerveja Artesanal e Harmonização


O sommelier Rafael Paredes ministra oficina de harmonização de cervejas no Senac
Foto: Agência O Globo / Fernanda Dias

Aumento do consumo de cervejas artesanais incentiva criação de novas marcas

Leandra Lima

Antes habituados a consumir apenas pilsen, os brasileiros passaram a se interessar por cervejas de outros sabores e texturas. As chamadas cervejas especiais, que reúnem — segundo a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) — as artesanais, as importadas e as industriais de categoria premium, ocupam hoje 5% do mercado e têm previsão de dobrar o número de vendas nos próximos cinco anos.

Na Barra e em bairros próximos surgem negócios de olho nesse novo filão da economia. Exemplo disso é a fábrica da cerveja artesanal Fraga Weiss, em Vargem Pequena. Depois de investirem R$ 1 milhão na montagem da cervejaria, Sergio Fraga — idealizador da cerveja — e outros três sócios se preparam para comercializar o produto a partir do mês que vem, por preço ainda a ser definido. Os pontos de venda fechados até o momento são o bar Beer Taste, no Città America; Colarinho e Beer Jack, em Botafogo; e Botto Bar, na Praça da Bandeira, todos com tradição na venda de cervejas especiais. O cervejeiro conta que é apreciador da bebida (desde que de qualidade) há tempos.— Eu já tinha o hábito de preparar minha receita em casa. Em 2007, surgiu o projeto da fábrica, e agora já está tudo pronto para ela começar a funcionar. Nossa produção será em média de quatro mil litros por mês — afirma. (...)

A onda das cervejas especiais se prepara para arrebentar também no restaurante Pe’ahi. A partir da vontade de oferecer uma bebida exclusiva, os sócios da casa, Alexandre Serrado e Felipe Gama, convidaram o mestre-cervejeiro Pedro Bevilaqua para elaborar uma receita para o restaurante. Bevilaqua explica que a cerveja Pe’ahi — cujo desenho do rótulo é inspirado na famosa xilogravura “A grande onda de Kanagawa”, do japonês Hokusai — harmoniza com o molho shoyu e os peixes utilizados na culinária asiática, que normalmente têm sabores suaves. Para chegar à tal harmonia, Bevilaqua explica que optou por criar uma American Amber Ale. Para Serrado, a cerveja é refrescante, mas sem deixar de ser marcante e original.

O saboroso exercício de harmonizar
Os sócios do Pe’ahi estão em vias de definir a fábrica onde sua cerveja será produzida. A estimativa é que, até agosto, a bebida esteja à venda nos mercados. Antes disso, ela poderá ser apreciada nas duas filiais, a da Barra e a da Gávea. Já a partir de junho, será oferecida ao preço de R$ 15 a garrafa de 600ml.

Se não param de surgir cervejas especiais nos bares e nos restaurantes da cidade, aumenta também o interesse por aprender a harmonizar tantos tipos de cervejas com diferentes opções de comida. No próximo dia 29, o Senac da Barra oferece a oficina Harmonização com Cervejas Especiais.

De acordo com Rafael Paredes, o sommelier de cerveja responsável pelo curso de harmonização da instituição, quem participar da oficina vai aprender a harmonizar as cervejas com chocolate. — Vamos fazer a harmonização de chocolates branco, ao leite e amargo com três tipos diferentes de cerveja. A oficina funcionará como um convite para as pessoas conhecerem o Senac da Barra e entenderem, também, como funciona o curso de sommelier de cerveja — adianta.

O expert ensina, por exemplo, que, ao servir uma comida de sabor suave, o ideal é que a cerveja seja igualmente leve.
— Se, neste caso, servirmos uma cerveja muito forte, a bebida vai sobressair. E, na harmonização, procuramos ressaltar os sabores tanto do alimento como da cerveja. É um exercício gostoso que trabalha sua intuição — diz. A oficina faz parte do projeto Senac de Portas Abertas, e a inscrição para participar do evento é gratuita. (...)

Mais informações: Oficina Harmonização com Cervejas Especiais - dia 29, das 19h às 21h30m. Inscrições pelo Disque Senac: 4002-2002. Grátis
Foto: Sommelier Rafael Paredes Agência O Globo / Fernanda Dias

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Web Analytics