sexta-feira, 21 de junho de 2013

Fermentação de cerveja

Engenheiros alemães desenvolveram um novo processo industrial de fabricação de cerveja que usa um sistema de fermentação contínua, sem as paradas dos sistemas tradicionais.

As cervejarias acalentam há mais de 100 anos o sonho de transformar o sistema clássico de fermentação, que é descontínuo, ou em lotes, em um processo contínuo. E a solução foi impressionantemente simples.

Processo de fermentação da cerveja
A fermentação e a maturação são as fases mais demoradas do processo de fabricação da cerveja. E é nestas etapas de produção que a cerveja desenvolve seu sabor e aroma característicos.

Normalmente, as cervejarias usam grandes tanques de aço inoxidável cilindrocônicos. Esses tanques têm apenas uma entrada e uma saída na base, para o enchimento e a descarga da cerveja e da levedura. Quando a fermentação é concluída, os funcionários liberam o dióxido de carbono que se acumulou nos tanques, esvaziam-nos e então limpam-nos completamente - um processo que normalmente leva várias horas. A seguir, os tanques podem ser recarregados com o próximo lote.

Desta forma, os tanques não estão produzindo nada durante todo o período de enchimento, esvaziamento e limpeza.
O processo de fabricação contínua de cerveja já está funcionando em escala piloto - não há mais vagas para degustadores. [Imagem: K. Auffermann-Muller/TUM]

Processo de fermentação contínua
A solução para se livrar do processamento em lotes é inacreditavelmente simples.
"Nós simplesmente equipamos os tanques normais com um tubo central, com o fundo aberto. Isso permite a combinação dos tanques, criando uma reação em cascata," explica Konrad Muller-Auffermann, da Universidade Técnica de Munique, na Alemanha.

Com este cascateamento dos tanques, a levedura e outras substâncias sedimentadas podem ser fracionadas e até reutilizadas. "Instalando um tubo virado para baixo, nós criamos duas zonas de reação em cada tanque. Agora, ao contrário do sistema convencional, os fabricantes de cerveja podem encher e esvaziar os tanques continuamente a partir da parte superior dos reservatórios. A conexão no fundo do tanque pode, portanto, ser usada para descarregar as células de levedura e outras partículas," explica o engenheiro.

Outra vantagem é que a operação contínua torna a planta de fermentação mais eficiente. "Este novo método reduz a incidência de picos de energia, de modo que as cervejarias poderão economizar energia elétrica. Além disso, a perda de cerveja será menor - e as cervejarias poderão economizar água e materiais de limpeza," acrescenta Muller-Auffermann.
Como é que ninguém nunca havia pensado antes em conectar os vários tanques e resolver um problema de um século usando um simples cano talvez seja um bom assunto para a próxima rodada de cerveja com os amigos.

Fonte. http://www.tecnogeek.com.br/fermentacao-continua-fabrica-cerveja-sem-parar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Web Analytics