segunda-feira, 7 de abril de 2014

Cerveja em Uberlândia

Mineiros elegem cerveja a bebida preferida, segundo pesquisa do Ibope

 Repórter



Figurinha carimbada em happy hours, festas, reuniões de amigos e até mesmo em almoço domingueiro de família, a cerveja é preferência nacional quando o assunto é bebida. É o que aponta uma pesquisa realizada neste mês pelo Ibope Inteligência, unidade do Grupo Ibope especialista em pesquisas de mercado, eleitorais e de opinião pública. Entre os mineiros, 46% dos entrevistados elegeram a cerveja como a bebida que melhor acompanha os pratos típicos do país. Entre os demais, 34% preferem refrigerante, 5% os sucos de frutas e outros 5% os destilados. Em nível nacional, 45% das pessoas colocam a cerveja em primeiro lugar.
Mineiros elegem cerveja a bebida preferida, segundo pesquisa do Ibope
Em primeiro plano, as contadoras Andressa Bueno e Maria Gorete concordam com o resultado da pesquisa sobre a cerveja (Foto: Raphael Oliveira)
Em Uberlândia, a preferência pela bebida acompanha a média do estado, segundo produtores de cerveja artesanal e donos de bares. O empresário Rafael Mendes é dono de um bar no setor central da cidade e afirma que, em seu estabelecimento, 85% do público consome cerveja. “Cerca de 10% optam por bebidas não alcoólicas, e os outros 5% preferem drinks, mas com os pratos típicos, a maioria quase sempre escolhe cerveja”, disse.
Em seu bar, são comercializadas cervejas artesanais, feitas em uma fábrica que fica no bairro Tibery, zona leste da cidade. “Temos seis tipos de cervejas artesanais, que seguem o padrão de qualidade alemão e têm sabores muito diferentes daquelas que são comercializadas em supermercados. Muitas pessoas não conhecem as cervejas artesanais, mas a maioria dos que experimentam, voltam para beber de novo”, afirmou.

Consumidor

As contadoras Andressa Bueno e Maria Gorete Madeira afirmam que concordam com o resultado apontado pela pesquisa. “É uma bebida que combina com muitos pratos típicos da região. Churrasco, por exemplo, cai sempre bem com cerveja”, disse Andressa Bueno. Elas e os amigos se reúnem em um bar do setor central pelo menos uma vez por semana, depois do trabalho, para apreciarem a bebida. “Às vezes, conseguimos nos encontrar mais de uma vez na mesma semana”, afirmou Maria Gorete Madeira.

Fabricante destaca particularidades

Para o fabricante de cerveja artesanal, Fábio Nogueira Leite, uma das razões pela preferência do uberlandense pela cerveja para acompanhar pratos típicos é sua característica refrescante. “O clima da cidade é quente, e a cerveja é uma bebida que ajuda a dar uma sensação de alívio ao calor”, disse. Fábio, que também é presidente da Associação de Cervejeiros do Triângulo, fabrica cervejas artesanais em sua casa. “Existem mais de 200 tipos de cerveja, mas a mais popular e mais vendida é a Lager. As pessoas conhecem muito pouco sobre cerveja, mas o fato é que há um tipo de cerveja para ser harmonizada com cada tipo de prato, seja ele doce ou salgado”, afirmou.
Mineiros elegem cerveja a bebida preferida, segundo pesquisa do Ibope
O mestre cervejeiro Fábio Nogueira diz que a característica refrescante da cerveja é um diferencial (Foto: Raphael Oliveira)
O comerciante Julio César Silva Júnior é apreciador de cerveja artesanal e afirma que sempre que pode, opta por experimentar novos estilos da bebida. “Cada tipo de cerveja harmoniza com um tipo de bebida, e os sabores são agradáveis”, afirmou.

Custo da produção é um dos obstáculos

O sócio de um bar especialista em cervejas artesanais, Estefani Martins, afirma que há três cervejarias artesanais na cidade, mas o tema ainda é elitizado. “É um mercado que está em expansão, mas o crescimento em Uberlândia ainda é tímido, principalmente pelo preço, que é relativamente alto por causa do custo da produção”, disse. Segundo ele, uma das estratégias tem sido a oferta de cursos de cerveja artesanal por parte de alguns especialistas na área. “Estimamos que haja cerca de 40 pessoas fabricando cerveja em casa, com boa qualidade”, afirmou.

Um dos objetivos da associação é popularizar informações sobre cervejas artesanais, e incentivar as pessoas a experimentarem os novos estilos”, disse.
Fonte: https://www.correiodeuberlandia.com.br/cidade-e-regiao/mineiros-elegem-cerveja-a-bebida-preferida-segundo-pesquisa-do-ibope/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Web Analytics