domingo, 21 de setembro de 2014

Cerveja D'ávila.

Uma Santa Cerveja!


Quando escrevi o meu primeiro livro, Brasil Beer - O Guia das Cervejas Brasileiras, procurei identificar cervejarias regionais (não necessariamente microcervejarias) que pudessem existir em qualquer estado do Brasil.

Lembro-me que quando havia escrito o estado da Bahia, haviam duas cervejarias. A primeira conhecida como Oca Beer ficava na capital, Salvador. Um amigo baiano, me contou que se tratava de uma grande estrutura de fábrica e restaurate. Todavia, aqueles momento não ajudou essa cervejaria (talvez por falta de conhecimento sobre a cultura cervejeira por parte do público) o que veio a fechar as suas portas.

A outra cervejaria, está em Dias D'ávila, município localizado próximo a Camaçari. A cervejaria D'ávila possuía uma abrangência regional tímida e produz uma cerveja do estilo pilsen, leve, foi a única que identificamos na época para nossos registros, ainda se mantêm.

Nessa semana, em trabalho na cidade de Feira de Santana, fui a um restaurante com mais dois colegas de trabalho e lá exibia-se  o programa de TV "A Praça é Nossa" e surpreendentemente está atrás de Carlos Alberto de Nóbrega uma geladeira da cerveja D'ávila!

Atualmente a cerveja D'ávila está sobre a administração da cerveja Proibida, e acredito que sua fórmula deve ter sido modificada para melhor. Será que teremos essa cerveja em mais cidades da Bahia e quiçás outros estados? Desejamos a boa sorte a esse empreendimento e que mais cervejarias sejam criadas pelos baianos, num mercado dominado fortemente pelas cervejarias nacionais. A última que entrou no mercado nordestino dessa turma de grande porte é a Itaipava.

Um brinde aos amigos baianos, sobretudo a ACervA Baiana.

Veja o vídeo da cervejaria no Facebook:

https://www.facebook.com/video.php?v=805185436198412

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Web Analytics