segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Belgian Beer Weekend

Cervejas belgas: a atração da feira (Foto: Divulgação)Cervejas belgas: a atração da feira (Foto: Divulgação)
O Belgian Beer Weekend, um dos maiores eventos de cervejas belgas do mundo, pela primeira vez deixa o Grand Place, em Bruxelas, onde tradicionalmente acontece há 16 anos, para se instalar no Rio de Janeiro. De 27 a 30 de novembro, no Centro de Convenções Sul América, na Cidade Nova, o Belgian Beer Weekend Rio vai reunir cerca de 40 cervejarias de diversas regiões da Bélgica, que apresentarão mais de 200 rótulos, muitos deles inéditos no Brasil. No evento, haverá workshops, serão fechados negócios, e os visitantes poderão ainda apreciar a gastronomia belga.
O Belgian Beer Weekend atrai todo ano cerca de 40 mil pessoas do mundo inteiro em busca de novidades do setor cervejeiro e novos sabores. O idealizador do evento, Xavier Depuydt, ou Xavier Belga, conhecido como “o embaixador das cervejas belgas no Brasil”, espera um público de 25 mil pessoas, do Brasil e do exterior.
“O perfil dos frequentadores em Bruxelas é de apreciadores de cervejas belgas, gente que está sempre em busca de novidades. Com o atrativo extra do Rio de Janeiro, acho que muitos amantes da cerveja na América Latina virão aqui também”, afirma ele.

A realizadora, Fobe Eventos, explica que as cervejarias terão estandes próprios e servirão doses generosas em copos de vidro a preços acessíveis a todos os bolsos. Entre elas, a Trignac de Vanhonsebrouck, com 12% de teor alcoólico, uma tripel envelhecida em barril de conhaque. Para os amantes de vinhos, a pedida é a Alvinne Undressed, 6,9% de teor alcoólico, uma vlaams bruin, envelhecida em barril de carvalho de Bordeaux que parece um vinho. Já a T Gaverkopke trará sua Den Twaalf on tap Strong Dark Ale, com 12% de teor alcoólico.

Também estará no evento a De Halve Maan, uma cervejaria de cinco séculos de existência que fica em Bruges, cidade medieval da Bélgica, conhecida como "Veneza do Norte".  A cervejaria recebe por ano a visita de 100 mil turistas. E conseguiu aprovação para construir em 2015 um beer pipeline -  um "cervejoduto" com 3,2 quilômetros de extensão. O duto subterrâneo ligará a cervejaria ao parque industrial onde a cerveja será engarrafada e distribuída. A construção do duto, que vai usar tecnologias aperfeiçoadas no transporte de petróleo e gás, vai retirar de circulação, a cada ano, 500 caminhões, o equivalente a 85% do tráfego pesado da cidade.
Cartaz do evento Belgian Beer Weekend (Foto: Divulgação)Evento acontece no Brasil pela primeira vez 
(Foto: Divulgação)
Na praça de alimentação da feira, os visitantes poderão apreciar pratos típicos harmonizados com cerejas como os famosos moules e frites - mexilhões marinados na cerveja e a famosa frita belga; waffle de Liège, pizza com massa à base de cerveja; picadinho de carne cozido na cerveja, além de cinco tipos de croquetes de queijo com cerveja. 
O bistrô vai servir os pratos mais tradicionais de Bruxelas como vlaams stoofvlees, uma carne cozida por quatro horas na cerveja belga, steak com molho de cerveja belga, vol-au-vent, todos acompanhados de fritas e uma cerveja.
De sobremesa, doces à base do chocolate belga Callebaut. E para comer sem perder muito tempo, os quiosques servirão batata-frita, waffles e sorvete com cerveja.
Serviço
Quinta (27) das 17h às 23h. 
Sexta (28) das 14h às 23h.
Sábado (29) das 11h às 23h.
Domingo (30) das 11h às 22h.
facebook/belgianbeerweekendrio
www.belgianbeerweekend.com.br
Ingresso: R$ 50 pelo ingressorapido.com.br 
Recuperação das importações
De janeiro a agosto de 2014, o Brasil importou 26 mil toneladas de cervejas, mas do que as 24 mil toneladas importadas no mesmo período de 2013, segundo dados do Sistema Aliceweb do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). As cervejas belgas ocupam o terceiro lugar na lista das preferidas: a Bélgica exportou 1.400 toneladas até agosto de 2014. A Holanda exportou para o Brasil 9.900 toneladas de cerveja, e a Alemanha, 3.600 toneladas no mesmo período. 
As informações do ministério mostram uma recuperação do mercado, já que em 2013 havia sido registrada uma queda nas importações brasileiras de cerveja em relação a 2012. O mercado de cervejas especiais, premium e super premium permanece em alta com um crescimento médio de 15% ao ano. O consumo de cerveja no Brasil é de 64 litros per capita, dos quais 3,4 litros per capita são das cervejas gastronômicas, ditas especiais, segundo o MDIC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Web Analytics