terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

1,2 bilhão de litros de cerveja no futebol

Quanto tempo leva para se consumir 1,2 bilhão de litros de cerveja? Esse volume todo foi bebido durante um jogo de final de futebol americano. Os números dos produtos Super Bowl são impressionantes. O comentarista de economia do Hora 1, Dony de Nuccio, faz um balanço do evento.
Os Estados Unidos param um dia do ano para ficar de olho grudado numa partida que acontece em um gramado com 11 jogadores de cada lado. Tem capacete, bola achatada, arremesso, quatro tempos e palavras como 'touchdown'.
Os dados do famoso Super Bowl, a grande final de futebol americano na terra do Tio Sam, são de cair o queixo. A audiência bateu o recorde de todos os tempos na TV americana. Foram mais de 114,4 milhões de telespectadores, três vezes mais que população inteira do Canadá.
Metade de todas as casas com televisão nos Estados Unidos estavam sintonizadas no jogo. Em 1980, por exemplo, a preferência ainda era o debate presidencial. Com todo esse público, o tempo dos anunciantes é disputado a tapas e a cifras. O custo é de US$ 4,5 milhões para cada 30 segundos.
As redes sociais também ficaram agitadas. No Twitter foram 28,4 milhões de mensagens ligadas à partida, enquanto no Facebook, 65 milhões de pessoas comentaram ou publicaram algo a respeito.
Outros números são ainda mais inusitados. A estimativa é que 5 milhões de quilos de batatas chips tenham sido consumidos; 158 milhões de abacates foram usados para fazer guacamole, acompanhamento tradicional dos petiscos; e 1,2 bilhão de litros de cerveja fizeram parte da festa e da alegria dos torcedores.
Um jogador famoso é o Tom Brady, que joga pelo New England Patriots. Ele ganhou o Super Bowl quatro vezes, inclusive no domingo (1), mas sobre ele, melhor do que qualquer estatística, é o matrimônio. A esposa é nossa conhecida, a brasileira Gisele Bündchen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Web Analytics